Depressão

July 3, 2018

A melancolia e as depressões podem surgir quando as pessoas vivenciam poucas coisas positivas e agradáveis, ou seja, quando recebem poucos reforços. Ou quando acontece algo muito negativo e estressante, que acaba "sufocando"os pontos positivos da vida.

Como você reage quando seu parceiro ou parceira está triste e chorando? espero que demonstre sensibilidade e tente animá-lo. Agora imagine que seu familiar esteja triste e desesperado todos os dias. Como você reage?  Certamente perceberá que sua sensibilidade, sua compaixão e disponibilidade para conversar se modificam. Dar atenção e ajudar faz bem, mas os familiares e amigos sentem-se afastados quando são frequentemente sobrecarregados com o desânimo dessa pessoa. Tudo isso gera os depressivos mais fardo, desencadeador de desespero e resignação ainda mais profundos gerando a perda de reforços.

A "perda de reforços"pode adoecer uma pessoa. Assim, a melhor autoajuda contra a melancolia é organizar o cotidiano de forma mais inteligente, estruturando-o para que seja mais alegre, inserindo nele muitas experiências positivas e poucas negativas, bem como reduzindo as obrigações. Atividades variadas e agradáveis diminuem o humor depressivo. 

Ter pensamentos negativos é normal todos terem de tempos em tempos, porém eles se tornam problema quando não conseguimos nos livrar deles e passam a controlar nosso humor. 

A psicoterapia toca as experiências, os pensamentos e o comportamento. Trata-se de levar os pacientes a trabalhar mágoas, traumas e experiências de vida - a chegar a outras imagens, a experimentar outras formas de comportamento e rotinas, a lidar de forma diferente com o ambiente, a reduzir e superar o estresse, a se verem de forma positiva, a  reconhecer seus pontos fortes e, assim, a passar por outras experiências que tirem a depressão.

A psicoterapia ajuda a pessoa afetada a alcançar o (auto) controle de sua depressão modificando suas vivências, seu comportamento e seus pensamentos segundo uma orientação antidepressiva. 

 

 

 

Please reload

Our Recent Posts

Depressão

July 3, 2018

Alessandra Herranz, Psicóloga

June 11, 2018

Medo e Ansiedade são diferentes

May 22, 2018

1/1
Please reload

Tags

Please reload

+55 44 999314586

Av Joao Paulino Vieira Filho 625 Ed. New Tower Plaza II Sala 904

Maringá PR Brazil 87025-025

©2018 BY ATTOS  CONSULTING - ALESSANDRA HERRANZ